Publicado: 24 de agosto de 2017, 09:26

Funcionários da Emgetis participam do “Seminário para Capacitação em Gestão Pública”

Modernizar e integrar as ações administrativas do Governo de Sergipe. Essa foi a proposta do “1º Seminário para Capacitação em Gestão Pública”, que aconteceu entre os dias 21 e 25 de julho, no auditório do Banese, localizado à Av. Augusto Maynard, em Aracaju. O evento reuniu cerca de 200 gestores e técnicos de todos os órgãos estaduais, de administração direta e indireta.

Durante os cinco dias de seminário, foram aprofundados temas que devem contribuir para a melhoria das práticas administrativas da gestão estadual. Além disso, o evento permitiu a integração dos técnicos e gestores que conduzem as ações do governo.

Entre os assuntos em discussão, estiveram: Planejamento e orçamento público, Equilíbrio fiscal, Compras e contratações centralizadas, Contratos centralizados de Publicidade e de Eventos, Contratos e convênios, Projetos executados no Ministério da Justiça, Perspectiva de controle nos procedimentos administrativos, Convênios como instrumento de políticas públicas, etc. A experiência de auditoria realizada no Espírito Santo foi compartilhada pelo auditor de Estado, Marcelo Martins Altoé, com palestra sobre Retenções tributárias em processos de despesas.

Além da Controladoria-Geral do Estado de Sergipe (CGE), o “1º Seminário para Capacitação em Gestão Pública” foi organizado pela PGE (Procuradoria-Geral do Estado), Sead (Secretaria de Estado da Administração), Secom (Secretaria de Estado da Comunicação Social), Seplan (Secretaria de Estado do Planejamento) e Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda), com apoio do Banese (Banco do Estado de Sergipe). A realização foi do Governo do Estado de Sergipe.

Participação da Emgetis

A participação de uma equipe formada por cinco funcionários da Emgetis no “1º Seminário para Capacitação em Gestão Pública” foi de extrema importância. Em uma fase de mudanças significativas, que parte da transformação de Prodase (Companhia de Processamento de Dados de Sergipe) para Emgetis (Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação), a empresa tem seu papel renovado enquanto um dos elementos da governança em TI do Estado de Sergipe.

O grupo que representou a Emgetis no evento foi formado por Ilda Barreto (Procuradoria Jurídica), Maria Antônia Machado (Gerência de Planejamento), Ricardo Correia (Gerência de Serviços Administrativos), Melício Machado (Relacionamento em Contratações) e Ulisses de Paula (Diretoria administrativa e financeira).

Sempre preocupado com uma melhor qualificação dos funcionários, Ulisses de Paula observa que eles são os protagonistas do avanço nas políticas da empresa. Com as mudanças na estrutura administrativa, que irão melhorar o funcionamento dos serviços, o diretor administrativo e financeiro, avaliou como positiva a realização do seminário, por parte do governo de Sergipe.

Além disso, Ulisses de Paula acredita que foi enriquecedor para os funcionários da Emgetis que participaram e que estarão trabalhando por melhorias na busca por uma maior eficiência em processos da empresa, a exemplo dos processos de contratação e de gestão de contratação, grandes desafios a serem bem realizados na iniciativa pública.

“A iniciativa foi excelente, especialmente porque valoriza a prata da casa, ou seja, funcionários do quadro do governo e suas experiências bem sucedidas na área. Outro diferencial positivo do seminário foi abrir um espaço para debates entre os técnicos do governo, o que possibilitou a troca de experiências e opiniões. O conteúdo do seminário foi bastante objetivo e teve uma sequência lógica de temáticas durante a semana. Espero que outros seminários desse porte aconteçam e que sejam tão produtivos quanto esse”, conclui o diretor.

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