Acessibilidade

Publicado: 23 de outubro de 2012

Funcionários da Emgetis participam de palestra e se mobilizam para doar sangue

Dando continuidade à IX Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), que prossegue até o dia 26 na sede da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), servidores do órgão assistiram nesta terça, 23, à palestra Doação de Sangue: uma Responsabilidade Social.

A assessora técnica da Captação de Doadores do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), Fátima Bastos, esteve na Emgetis para esclarecer mitos sobre o tema e dar informações sobre como doar sangue. “Como faço um trabalho voluntário no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), vejo de perto a necessidade de quem precisa do sangue. A doação, além de ser um ato de cidadania, é um ato de amor”, declarou.

Fátima lembra que as dificuldades do Hemose são grandes. “Para tentar manter o nosso estoque de sangue, buscamos ajuda em organizações, igrejas, mostrando a necessidade que existe para o tratamento de pessoas com doenças hematológicas, que sofreram algum trauma ou que estão em tratamento oncológico”, disse.

De acordo com a assessora técnica, os requisitos para doação não são muitos. “É preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar acima de 50kg, não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos antes da doação, e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 que antecedem à doação”, informou, lembrando que dos 16 até a véspera de completar 18 anos, o doador deve ter autorização do responsável.

Como ajudar

Os interessados em doar sangue podem entrar em contato com o Serviço Social do Hemose, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e, aos sábados e feriados, das 8h às 12h. Para agendar a doação, basta ligar para (79)3225-8000 / 3259-3174.

Na Emgetis, 15 funcionários já aderiram à campanha. Nesta quarta-feira, 24, por volta das 8h30, um transporte sairá da Emgetis com essas pessoas em direção ao Hemose, onde elas doarão sangue e receberão todo o atendimento necessário.

A IX Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) é uma organização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Emgetis. Para a presidente da Cipa, Kátia Limeira, a mobilização dos funcionários para a doação é um ato que deve ser reconhecido. “Quero agradecer aos colegas que se sensibilizaram com a causa, entendendo como é importante e valioso ajudaro próximo”, pontuou.

Por Andreza Azevedo
Fotos: Ascom/Emgetis


Última atualização: 29 de maio de 2017