Acessibilidade

Publicado: 2 de setembro de 2014

Fapitec assina termo de cooperação com Fanese e Emgetis

Na última quinta-feira, 29, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec-SE), a Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) e a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) firmaram uma importante parceria, que tem por objetivo o desenvolvimento e melhorias nos bancos de dados envolvendo informações de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) gerenciados pela Fapitec.

O coordenador da Tecnologia da Informação da Fanese, Ricardo Torres, enfatizou a importância na busca de parcerias que aproximem os estudantes ao mercado de trabalho, afirmando: “Esta parceria visa contribuir, de maneira significativa através da academia, em auxiliar aos alunos, colaborando e qualificando para sua formação profissional, fortalecendo a ideia que a Fanese forma profissionais aptos para o mercado de trabalho e capazes de atuar, também, na produção científica”.

Já o diretor técnico da Fapitec, Marcelo da Costa Mendonça, salientou a importância do Termo de Cooperação: “É uma oportunidade ímpar. Os principais clientes da Fundação são as instituições de ensino e de pesquisa, como também seus alunos e seus professores. E a gente percebe que a diversidade institucional com que a Fapitec trabalha ainda é reduzida, vez que atuamos com algumas instituições predominantemente públicas. Para a ciência, não existe o público, não existe o privado; existe aquela oportunidade que a gente possa ter relações e interações, para que possamos contribuir para o sistema de ciência e tecnologia do Estado. Este acordo de Cooperação que estamos fazendo com a Fanese abre uma oportunidade grande e uma perspectiva muito boa de estarmos suprindo uma demanda, inclusive na área de informática, afirma”.

Marcelo ainda destacou a importância da parceria para manutenção do SigFapitec. “ Um dos principais pontos nossos, aqui, é o SigFapitec, instrumento que utilizamos para fazer gestão de projetos. Todos os projetos que são encaminhados para a Fapitec vêm através do SigFapitec e, dentro dele, todo projeto é acompanhado e processado. Então entendemos que esta cooperação vem refinar e melhorar este instrumento, que é esta ferramenta utilizada por nós, e acrescentar novas funcionalidades, novos módulos a essa ferramenta, afora outros processos internos. E essa cooperação vai contribuir para poder torná-la mais ágil, incluir ferramentas da área de informática, para tornar o processo mais fácil de ser acompanhado e, assim, conseguiremos extrair os resultados que a gente precisa”.

Já o representante legal da Emgetis, Ezio Prata Faro, destacou a parceria firmada. ”Acho fundamental o meio acadêmico, os órgãos do Estado, todos somados, para que possamos desenvolver tecnologia de ponta. Quem ganha isso é a comunidade acadêmica e o governo, como também a população beneficiada”.

Para o coordenador acadêmico da Fanese, Albérico Ferreira, o Termo de Cooperação é ótimo porque estreita a relação da academia com o mercado. “Neste caso específico, da área da Tecnologia e Informação, que é um setor estratégico no mundo corporativo, somente acrescenta algo mais aos nossos programas curriculares. Estamos muito contentes em firmar esta parceria, tanto para formar mão-de-obra qualificada no meio acadêmico, como para que sejam desenvolvidas novas tecnologias através de pesquisas, agregando mais conhecimento e inovação”.

Assinaram o Termo de cooperação o diretor-presidente da Fapitec, José Ricardo Santana, o coordenador acadêmico Albérico Ferreira, e o diretor-presidente da Emgetis, Ezio Prata Faro. A assinatura do Termo aconteceu na sede da Fapitec.

Fonte: Ascom/Fanese


Última atualização: 15 de maio de 2017