Publicado: 20 de junho de 2017, 11:05

Expresso Livre alcança 20 mil usuários e integra todo o Governo

Com a inclusão da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a partir de agora, o Governo de Sergipe está totalmente integrado, com todos os órgãos e secretarias inseridos no mesmo ambiente de correio corporativo: o Expresso Livre. A novidade garante maior eficiência na comunicação eletrônica estadual, alcançando 20 mil usuários, e proporciona uma economia em termos de licenciamento anual, de mais de R$ 6 milhões.

“A integração da Sefaz ao Expresso significa a adesão a uma importante política unificada de governo para utilização de um software gratuito. Além de ser um sistema consolidado no nosso Estado, o Expresso Livre proporciona uma racionalização de despesas com licenças de instalação e uso”, diz o secretário da Fazenda João Andrade Vieira da Silva.

A iniciativa atende a 1300 funcionários da Sefaz que passam a usufruir das funcionalidades do Expresso Livre: correio, catálogo de endereços e agenda de eventos – com possibilidades de compartilhamento -, novos mecanismos de segurança, compatibilidade do software com dispositivos móveis, entre outros recursos.

Para o gestor João Andrade, o software é uma ferramenta objetiva e prática para uso diário dos servidores. Ele avalia que o potencial técnico do Expresso se molda às funcionalidades exigidas, principalmente no ambiente de transmissão de informações através de e-mails.

Modernização

A ação promovida pela Emgetis e pela Sefaz traduz o empenho da gestão em garantir a modernização administrativa. “Considero esta adesão um marco importante, porque alcançamos a meta de integrar todos os órgãos do Governo do Estado de Sergipe, bem como os respectivos servidores públicos, através de um único serviço de correio eletrônico”, avalia Milson Leite Barreto, diretor de Tecnologia da Emgetis.

Implantado em 2007 com cerca de 500 usuários ativos, o Expresso Livre Sergipe, hoje atende todos os funcionários públicos. De acordo com o Milson, a consolidação do uso da ferramenta por todos os Órgãos do Governo como uma solução de uso corporativo é de “fundamental importância para a informática pública, pois além da boa performance, a definição de uma plataforma baseada em softwares livres, proporciona uma considerável economia que deverá ser aplicada em áreas sociais”, destaca.

Atualmente o Expresso Livre é utilizado pelas maiores empresas públicas de informática do país, como o Serpro, a Dataprev, a Celepar, além de várias empresas públicas estaduais de informática, o que assegura o aprimoramento e a evolução tecnológica do software

Estatísticas

Os números registrados demonstram a relevância do Expresso Livre no cotidiano dos servidores estaduais. A solução apresentou já na primeira quinzena de setembro um fluxo médio diário de aproximadamente 161.377 mensagens eletrônicas, com registro de 1.350.625 e-mails recebidos e 3.490.669 enviados no total

Disseminação

No estado, os servidores públicos não são os únicos beneficiados com o Expresso Livre. Através da ferramenta, a Emgetis propicia também a disponibilidade de mais dois diferentes ambientes de comunicação web: o correio eletrônico exclusivo para a comunidade escolar da Rede Pública de Sergipe e outro voltado para o atendimento de algumas prefeituras e órgãos fora da Administração Pública Estadual.