Publicado: 11 de maio de 2017, 10:42

Empresas americanas de TI disputam investimentos em Sergipe

A Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA) anunciou, no último dia 18, a abertura de concorrência para que empresas americanas apresentem suas propostas com foco no desenvolvimento de projetos de Tecnologia da Informação (TI) em Sergipe. Um investimento de US$ 600 mil (mais de R$ 2,1 milhões) que beneficiará, principalmente, os setores da educação, saúde e segurança pública do estado. O montante é fruto de uma parceria entre a Empresa Sergipana de Tecnologia de Informação (Emgetis) e a USTDA, realizada em maio deste ano, sem custos para o Estado, que dará início ao Plano de Modernização e Expansão da TI em Sergipe.

Responsável pela prestação e manutenção de serviços em TI do Governo estadual, a Emgetis indicou três projetos que possibilitarão a assistência técnica da USTDA na cobertura de internet banda larga para atender a todo o Estado em áreas governamentais como, por exemplo, a internet nas escolas públicas, delegacias integradas, telemedicina e etc; a projeção de um ambiente que abrigará sistemas de armazenamento de dados da Rede Governo (Data Center); e a segurança dessa Rede, preparando-a para imprevistos ou eventos que possam causar-lhe danos, preservando os serviços essenciais oferecidos pelo Estado, via internet.

“É importante ressaltar que a escolha da empresa vencedora ficará a cargo da Emgetis, com base em critérios previamente definidos”, esclareceu o diretor-presidente da Emgetis, Ezio Faro. Os projetos devem apresentar recomendações e definir normas necessárias para garantir todos os futuros sistemas de TI adotadas pela Emgetis e órgãos estatais; desenvolver uma estratégia de computação em nuvem; e ajudar a preparar os documentos de licitação para a execução. Empresas norte-americanas interessadas devem apresentar a suas propostas em inglês e português até o dia 05 de outubro de 2015.

Valorização

altO diretor-presidente da Emgetis frisou ainda que além de beneficiar as mais variadas áreas de atuação do Governo de Sergipe, o Plano de Modernização e Expansão da TI em Sergipe permitirá a ampliação da experiência de técnicos da empresa. “Nosso foco principal é proporcionar benefícios para a sociedade sergipana e ao mesmo tempo demonstrar a importância da Emgetis para o Estado, na mesma proporção que a TI, atualmente, é indispensável para o mundo inteiro”, destacou Ezio.

Mais informações, acesse aqui (site em inglês)

Skip to content