Emgetis viabiliza acesso à internet em Tobias Barreto

Levar cidadania e serviços públicos para mais perto do cidadão. Foi como esse objetivo que o Governo de Sergipe promoveu nesta sexta-feira, 23, o ‘Sergipe de Todos’ em Tobias Barreto. Como o Governo também está na internet, a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) disponibilizou uma estrutura com computadores conectados à rede para que os cidadãos do município pudessem conhecer os serviços públicos online e se divertir com jogos educativos.

Através do Portal de Sergipe, os internautas conferiram as facilidades da web no que diz respeito às informações do Governo. O site oferece ao internauta três níveis de acesso que se adequam a diferentes perfis de usuário: cidadão, servidor e investidores e demais pessoas interessadas em saber mais sobre Sergipe. Na página, é possível encontrar dados sobre agricultura, saúde, ciência e tecnologia, inclusão social, infra-estrutura, entre outros.

Quem visitou o estande pôde também brincar com jogos educativos disponíveis na internet. Como o serviço é mais voltado para o público infantil, a criançada marcou presença e aproveitou bem a diversão.

Um grupo de alunos da Escola Municipal Antônio Alves Barreto, mesmo sem ter aula, foi ao ‘Sergipe de Todos’ acompanhados pelo professor Ozanias Gonçalves Santana como objetivo de entender mais sobre cidadania. “É importante que eles possam visualizar um outro mundo de informações e a internet aqui contribui muito para isso”, expôs o professor.

As estudantes Taís Alves e Jaine de Jesus contaram que, após aprender assuntos como tratamento de água e biologia, acharam ótimo brincar no estande da Emgetis. O professor Ozanias atentou para o sentimento das alunas “Esses meninos sonham diante dos computadores. Para se ter uma idéia, certa vez questionei qual o objeto de desejo deles e a maioria respondeu que queria um notebook”.

Comunicação de dados

Além de disponibilizar um ambiente semelhante a uma lan house para o livre acesso à internet, a Emgetis cuida ainda da comunicação virtual. O serviço básico da empresa é fornecer a rede de comunicação de dados sem fio para os órgãos que participam do ‘Sergipe de Todos’. A medida permite que serviços como emissão de carteira de identidade, por exemplo, sejam executados com a mesma eficiência do ambiente normal de trabalho da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Última atualização: 31 de julho de 2017 11:33.

Pular para o conteúdo