Acessibilidade

Publicado: 9 de novembro de 2011

Emgetis recebe membros do Governo de PE

A experiência do Governo de Sergipe com o e-DOC – Sistema para Gestão Eletrônica de Documentos e Processos chamou a atenção dos pernambucanos. Nestes dois últimos dias, 8 e 9, representantes da Agência Estadual de Tecnologia da Informação de Pernambuco (ATI – PE) aprimoraram o conhecimento sobre o sistema responsável pela desburocratização e modernização da máquina pública.

Os visitantes visualizaram todos os detalhes, abrangendo desde a aplicação até a infraestrutura de TI. “A solução é bem interessante e ficamos surpresos com a simplicidade do sistema. Tanto o usuário quanto o provedor do serviço utilizam o sistema de maneira prática”, destacou o gerente de Arquitetura e Sistemas de Informação do Governo de PE, Antonio José de Andrade Lira Oliveira. Segundo ele, a experiência da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) – vinculada a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) – é fundamental para a atuação da ATI-PE, que possui uma demanda semelhante a de Sergipe em termos de gestão aliada a TI.

Para a chefe de Informações Estratégicas, Verlaynne Kelly da Hora Rocha Araújo, toda a iniciativa da empresa servirá de exemplo para Pernambuco já que o grupo conheceu os pontos de complexidade do processo de implantação do e-DOC Sergipe. “A nossa visita aqui vai nos ajudar na tomada de decisão, pois já possuímos sistemas de protocolo integrado e de automação processual no estado, mas não são integrados, como a solução de sergipana”, explicou.

Estudo de caso

Durante a cortesia, a equipe pernambucana visitou a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), com o objetivo de entender como o órgão está utilizando o e-DOC. “Ficamos bastante satisfeitos com o que encontramos lá, pois percebemos que o órgão tem um gestor que apóia e enxerga os benefícios da utilização do sistema”, ressaltou a analista de Processos de Negócios Flávia Danzi D’Amorim ao destacar que o e-DOC já faz parte da cultura organizacional do local.

A gerente do Escritório de Processos de Negócio da Emgetis, Ana Tereza Fonseca destacou a relevância da motivação dos pernambucanos ao visitar o Estado. “Essa ação é importante para ambos, pois permite compartilhar as experiências. Primeiro com a adoção do I-Gesp e agora com a demonstração do trabalho de implantação e funcionamento do e-DOC. Isso os ajudará a traçar um caminho e a entender todas as alternativas possíveis para obterem o sucesso”, apontou.

Reconhecimento

Para o presidente da Emgetis, Ezio Prata Faro, a visita é resultado da repercussão entre as empresas de TIC da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), que conheceram a iniciativa do Governo de Sergipe durante a última edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop), realizado em Porto de Galinhas no mês de Outubro.


Última atualização: 9 de junho de 2017