Publicado: 25 de maio de 2017, 11:58

Emgetis participa de seminário sobre informática pública

Foi aberto nesta terça-feira, 27, na Associação Atlética Banese, o Seminário Emgetis – A Importância da Informática Pública. O evento, que continua até esta quarta, 28, é promovido pela Associação dos Empregados da Emgetis (Assesp) e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação de Dados do Estado de Sergipe (SINDTIC/SE).

A programação do primeiro dia foi aberta com um café da manhã de boas vindas aos funcionários da Emgetis, seguido de palestra com a professora doutora Adicinéia Aparecida de Oliveira, do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“Sabemos que hoje poucas coisas funcionariam bem sem as Tecnologias da Informação de Comunicação (TICs), pois a sociedade atual está conectada, as pessoas têm um acesso muito maior à informação, e isso é bom, porque gera questionamentos”, observou a professora.

Para ela, a sociedade está passando por um período de profundas transformações na forma como os órgãos públicos operam, com consequências de alto impacto sobre o atendimento ao cidadão, como a redução de custos operacionais e a maior agilidade nos processos administrativos.

De acordo com a palestrante, essas transformações trazem oportunidades para que as estruturas governamentais se tornem mais eficazes e orientadas ao atendimento à sociedade. “Entre as vantagens dessas mudanças estão a promoção da cidadania, a inclusão social, a integração governo e sociedade, a transparência e a democratização, o cumprimento da legislação e de serviços aos cidadãos e às empresas”, pontuou.

Apoio

O seminário teve o apoio da direção da Emgetis, que liberou os funcionários nos dois dias, a fim de promover uma boa participação no evento. “É preciso avaliar o quadro atual e verificar aquilo que pode ser melhorado na Emgetis. Tenho acompanhado eventos da área e visto que a informática pública vem crescendo em todo o Brasil. Recentemente consegui trazer para Aracaju um evento de TI, que acontecerá em março de 2013, uma boa oportunidade para mostrarmos o que temos de melhor”, afirmou o diretor presidente da Emgetis, Ézio Prata Faro.

O representante dos empregados da Emgetis, José Bonifácio de Jesus, avalia a realização do seminário como positiva. “Só posso agradecer a todos aqueles que deixaram os seus afazeres na empresa para prestigiar esse evento, que é um acontecimento importante para o aprendizado de todos os funcionários”, disse.

Ainda na programação desta terça, os funcionários traçaram um plano operacional da Emgetis, elaborando um diagnóstico para construir propostas que serão apresentadas nesta quarta-feira, em um segundo momento do seminário. A partir daí, será redigido um documento conjunto para ser entregue ao Governo, contendo um diagnóstico da empresa e propostas de melhorias.

Por Andreza Azevedo
Fotos: Ascom/Emgetis

Skip to content