A Empresa Sergipana de Tecnologia de Informação (Emgetis) participará nesta sexta-feira, 27, da II Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE). Foram selecionados cinco profissionais da Emgetis como delegados que terão o objetivo de contribuir com a elaboração do Plano Estadual de C,T&I, principalmente quanto às ações voltadas ao desenvolvimento da tecnologia no estado. O evento acontecerá a partir das 8h no Hotel Aquários, em Aracaju/SE.
Para alinhar os assuntos a serem abordados na Conferência, os delegados da Emgetis promoveram reuniões internas e encaminharam à comissão organizadora do evento, no último dia 13 de novembro, propostas relevantes aos temas da Conferência: Expansão e Fortalecimento do Sistema Estadual de C&T; Promoção da Inovação Tecnológica nas Empresas; Pesquisas em Áreas Estratégicas do Estado; Apoio a C&T para o Desenvolvimento Social; e Mecanismos de Gestão e Difusão de C,T&I.
“A participação da Emgetis na elaboração do Plano de C,T&I é fundamental, pois, além da empresa ser responsável por operacionalizar recursos e soluções de Tecnologia da Informação e da Comunicação no âmbito do governo estadual; contamos com técnicos de experiência que atuam na área de Ciência, Tecnologia e Inovação em Sergipe”, ressaltou o assessor de Planejamento Estratégico Mário Vasconcelos, delegado que completa a equipe da Emgetis na conferência junto com os profissionais Sueli Bacelar, Ricardo Torres, Marilene Nascimento e Daniele Machado.
De acordo com o coordenador do evento, Profº Josenito Oliveira Santos, a Conferência também será um momento de troca de conhecimentos dos agentes envolvidos. “Estamos convidando diversos setores da sociedade para que possamos desenvolver um plano estadual de ciência e tecnologia e propor novas ideias, novos projetos e novas ações para tratar sobre o novo plano que irá nortear de forma geral os próximos anos onde o estado deverá trilhar”, informou.
Ainda segundo Josenito Oliveira, a II Conferência visa oferecer à sociedade um debate democrático acerca de novas propostas e aspirações no uso da ciência, tecnologia e inovação, além de propor diretrizes e modelo de gestão para o desenvolvimento de Sergipe.