Publicado: 2 de agosto de 2017, 11:34

Emgetis lança novo site

Com o intuito de oferecer um canal de comunicação mais atualizado, a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) reformulou a sua página na internet, apresentando um layout mais dinâmico e uma navegação mais intuitiva. Ao acessar o novo site, o internauta terá mais facilidade ao identificar as informações de acordo com o nível de interesse.

A proposta da nova página é melhorar o acesso às informações da Emgetis, de modo que os serviços prestados na área de tecnologia de informação e da comunicação (TIC) sejam visualizados de uma maneira mais prática. “Este novo layout destaca as principais atividades da empresa, agrupando-as em botões que direcionam o usuário aos temas relacionados à Governança de TIC, à Serviços de Infraestrutura e aos Canais de Atendimento e Relacionamento”, explica o presidente Ulisses Benedito de Paula.

Serviços

Para ficar por dentro das atividades desenvolvidas pela Emgetis, o usuário deve clicar no link “Serviços” e conferir a lista de produtos e ações prestados para a administração pública estadual. Neste menu, estão informações e orientações sobre o Correio Eletrônico Expresso Livre Sergipe, o Data Center, o Desenvolvimento de Sites, o Sistema de Protocolo Integrado, a Rede Governo, a Internet, entre outros.

Atendimento

O site disponibiliza canais de relacionamento com os internautas e os órgãos do Governo, como o Fale Conosco – por onde qualquer usuário pode enviar sugestões e dúvidas; o Help Desk – que é a central de atendimento aos clientes (órgãos e secretarias estaduais), além dos contatos com a Área de Relacionamento e Negócio (Arene), e a Assessoria de Comunicação (Ascom).

Governança

Quando o interesse for a Governança de TIC, o visitante deverá clicar na área com o conteúdo específico do tema. O espaço é composto pela legislação referente ao processo de emissão de Parecer Técnico, pelo Manual de Procedimento para Solicitação de Parecer Técnico e por Especificações de Equipamentos de TIC, que facilitam o processo de aquisição dos mesmos. Está disponível ainda o boletim eletrônico mensal emFOCO, que divulga os fatos destaques da Emgetis.

Institucional

Para saber mais sobre o órgão, o novo site dispõe o link “A Empresa” que contém dados sobre o histórico da Emgetis, a missão e os valores da organização, a visão de futuro, a estrutura administrativa e a lei que autoriza a transformação da antiga Companhia de Processamento de Dados de Sergipe (Prodase) em empresa pública.

Ferramenta

A nova página é o resultado do trabalho executado pela Coordenadoria de Sites, da Área de Sistemas de Informações (Arsin), que tem como uma das atividades o desenvolvimento de sites para os órgãos e as secretarias estatais. A analista de sistemas, Ana Tereza Fonseca, conta que a ferramenta utilizada para produzir a página é o software livre XOOP’S, que consiste em “um sistema de publicação para a criação de sites dinâmicos, de código livre e concebido usando programação PHP, orientada a objetos”.

“É uma ferramenta poderosa, flexível e fácil de usar na criação e na administração de sites, de pequena a grande escala. Sua maior característica é a facilidade de instalação, de operação e a existência de vários módulos que possibilitam agregar mais funções ao portal que se deseja criar”, explica Ana Tereza.

O XOOP’S dispõe de módulos que apresentam funcionalidades como notícias, páginas internas de conteúdo, formulários para pesquisa de opinião, fale conosco, galeria de áudio e vídeo, entre outros. Cerca de 45 sites dos órgãos e das secretarias do Governo foram desenvolvidos pela Emgetis, com layout’s diferenciados e padronizados.

Segundo a analista, com a utilização do XOOP’S, a criação dos sites torna-se uma tarefa mais fácil de ser executada. “Todas as ações são efetuadas através de uma interface web simples e funcional, deixando para os administradores dos órgãos, praticamente, só a tarefa de gerenciar o conteúdo do site”, relata.

Skip to content