Emgetis investe em melhores práticas de gestão

A empresa aposta na metodologia de trabalho baseada na administração de projetos e processos. Para padronizar e implementar a nova forma de trabalho, foram introduzidas na estrutura organizacional mais duas áreas: o Escritório de Gestão de Projetos e o Escritório de Gestão de Processos de Negócios.

A Empresa Sergipana de Tecnologia de Informação (Emgetis), em meio as suas inovações, vem desenvolvendo uma metodologia de trabalho baseada em projetos e processos, realizada por áreas específicas já criadas dentro da empresa. Com o intuito de assessorar a presidência, essas áreas têm participado de tudo que diz respeito à ampliação e melhoria contínua das ferramentas de trabalho utilizadas, agregando padrões mais definidos na viabilização dos mecanismos.

O Escritório de Gestão de Projetos (Eproj) é uma das mais novas áreas da Emgetis. Ao assessorar a diretoria executiva, a área possui em sua lista de competências o dever de definir e apoiar o desenvolvimento da metodologia da empresa e melhores práticas de gestão de projetos.

“A nossa metodologia está aplicada nas orientações descritas no Guia do Conjunto de Conhecimentos de Projetos (Guia PMBOK)”, afirma Paulo Roberto Oliveira de Farias, assessor do Escritório da Gestão de Projetos. Paulo reforça que a metodologia tem como finalidade orientar os gerentes de projetos para que possam seguir uma padronização mínima necessária nos projetos desenvolvidos na empresa, definindo tópicos como, por exemplo, modelos de documentos, formulários e processos que deverão constar em cada Plano de Projeto elaborado.

Na mesma linha de raciocínio, o Escritório de Gestão de Processos e Negócios (Epron) amplia sua visão, tornando o processo de qualidade mais moderno junto a novas estruturas de gerenciamento de negócios. “O processo bem feito irá melhorar o produto final”, afirma Lúcia Augusta dos Santos, assessora do Epron.

Lúcia define sua área como uma das mais importantes para a empresa, pois esta gestão vem assessorando a presidência diariamente – assim como a Eproj – proporcionando um olhar que abrange e integra princípios, modelos e estruturas de um gerenciamento moderno de processos e negócios. Compete ao Epron, além de definir e padronizar a metodologia de gestão da empresa, treinar e desenvolver melhores práticas para a ação dos processos.

Curso on-line

Para uma formação mais apurada envolvendo a prática do gerenciamento de processos de negócios, a Emgetis já capacitou 10 colaboradores em 2008 e mais 10 estão concluindo de forma online o curso para Formação de Gestores de Processos realizado pela Associação de Profissionais de Gerenciamento de Processos (ABPMP), proporcionando melhoria na capacidade de dinamismo para a implementação das soluções de processos de negócio.

“É o processo que tira o desperdício e melhora o desempenho”, diz Lúcia. A assessora do Epron se refere à necessidade de se organizar as idéias e mapear as etapas. “Antigamente pensávamos somente no produto, mas hoje sabemos que o essencial é pensar no processo, na estratégia”.

O curso online de Gerência de Processos reuniu colaboradores de diversas área e tem sido prova de que o treinamento da empresa está acontecendo. Esta ação da Emgetis proporciona aos gestores uma visão nova, a fim de modernizar tudo o que está ligado a processo e negócios a partir de estudos e utilização de indicadores para modelar o tipo ideal de processo da empresa.

Guia PMBOK

O PMBOK formaliza diversos conceitos em gerenciamento de projetos, como a própria definição de projeto e do seu ciclo de vida, reconhece 5 grupos de processos de gerenciamento de projetos e 9 áreas de conhecimento. Saiba mais.

Última atualização: 2 de agosto de 2017 11:55.

Pular para o conteúdo