Publicado: 15 de maio de 2017, 17:03

Emgetis fortalece Projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa

A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) – em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) – está compartilhando os cabos que possibilitam a execução do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep).

A Redecomep, que em Sergipe é gerenciada pela UFS, é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

De acordo com o diretor presidente da Emgetis, Ezio Faro, o objetivo da Redecomep é implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas servidas pelos Pontos de Presença da RNP, o que pode ser feito através de um modelo baseado na implantação de uma infraestrutura própria de fibras ópticas voltada para as instituições de pesquisa e educação superior.

“A Emgetis já providenciou a interligação dos cabos para dar início ao funcionamento efetivo da Redecomep, o que beneficia diretamente o cidadão, que em qualquer área do Estado vai conseguir sentir a presença do Governo chegando mais rápido para atender às suas necessidades. Não se trata de compartilhar informações, mas apenas de integrar a parte física que suporta a transmissão dos dados”, destaca Ezio Faro.

Educação

Uma das áreas contempladas pela Rede é a educacional, já que entre os benefícios proporcionados pela Redecomep está a ampliação dos polos de educação a distância. Além disso, o programa de telemedicina, atualmente ativo nas cidades de Lagarto e Tobias Barreto, poderá ter uma melhor infraestrutura, aumentando o número de municípios contemplados.

Por: Andreza Azevedo
Foto: Ascom/Emgetis

Skip to content