Emgetis estuda integração com a Redecomep

Na quinta-feira, 20, o diretor de Tecnologia da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), Milson Barreto, e a equipe técnica participaram de um encontro na Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação (Fapitec), contando com a participação dos gestores da Rede Nacional de Pesquisa – RNP, os professores da UFS José Manuel Pinto Alvelos e Dilton Dantas de Oliveira, atendendo solicitação da TELEBRAS, operadora do PNBL – Plano Nacional de Banda Larga, prestes a disponibilizar as fibras óticas do seu backbone também no estado de Sergipe, em parceria com a Emgetis.

Como objetivo mais imediato da reunião, os presentes iniciaram os trabalhos em torno da integração da Rede Multimeios do Governo com a Rede Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep) – a MetroAju. Segundo o técnico Mário Vasconcelos, o objetivo da integração é ampliar a possibilidade de atendimento aos órgãos do Governo utilizando recursos já disponíveis, ampliando e melhorando, por conseguinte o atendimento direto ao cidadão sergipano.

“Durante o encontro foi discutida uma agenda técnica para os próximos passos do trabalho conjunto, que deverá contar com a participação de novos parceiros, dentro do princípio do uso preferencialmente compartilhado dos recursos de TIC”, detalhou Milson Barreto.

A MetroAju é uma rede óptica que interliga instituições públicas da área de Ciência, Tecnologia e Educação. Atualmente participam da rede entre outros órgãos, a Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão (Eafsc), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Tabuleiros Costeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). A partir da integração, outros Órgãos vinculados diretamente a educação e a pesquisa.

Última atualização: 20 de junho de 2017 10:43.

Pular para o conteúdo