Emgetis e Seplag discutem a implantação dos novos contratos de Telecom

Nesta semana, representantes da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) e da Secretaria de Estado de Planejamento Orçamento e Gestão (Seplag) se reuniram com os representantes da operadora Oi – uma das vencedoras do pregão eletrônico n° 243/2011 – para discutir ações de implantação dos novos contratos de telefonia e dados do Governo de Sergipe.

Na reunião foram definidas as estratégias para implantação do novo contrato, particularmente dos novos serviços – inexistentes no contrato anterior – a exemplo do Serviço de Relacionamento com os Clientes (Service Desk), o Serviço de Gerenciamento e Operação Integrada da Rede Multimeios, o Serviço de Envio em Larga Escala de Mensagens de Texto – SMS, o HotSpot WiFi, entre outros.

“A disponibilidade dos novos contratos de Telecom é fruto de um longo e árduo trabalho desenvolvido pela Emgetis e Superintendência Geral de Contratos Centralizados – SGCC, se constituindo em um dos mais modernos entre as contratações correlatas dos demais governos estaduais”, ressaltou o diretor de Tecnologia da Emgetis, Milson Barreto.

De acordo com Milson, a Emgetis e a Seplag trabalham ainda para assegurar os níveis elevados de qualidade e disponibilidade dos serviços contratados, contribuindo para aprimorar os processos governamentais e de atendimento e relacionamento com os cidadãos sergipanos.

Para o diretor-geral de Serviços Centralizados da SGCC, Júlio César Gomes Barbosa, o novo contrato firmado envolve serviços de Telecom de forma integrada. “Todos os terminais de telefonia móvel e fixa pertencentes ao Poder Executivo estadual serão integrados de maneira que funcionem como pontos de ramal. Ao se efetuar uma ligação de um terminal móvel do Estado para outro terminal móvel ou mesmo um fixo, esta ligação terá custo zero. O mesmo ocorrerá quando as ligações envolverem terminais fixos. Isto possivelmente trará um grande ganho financeiro, reduzindo as despesas com a telefonia”, explicou.

Inovações

O investimento proporcionará novidades na tecnologia de comunicação do Estado, como o envio de mensagens de texto do tipo SMS de forma corporativa – através do qual os órgãos e entidades do Governo poderão se comunicar com a população. “O Detran/SE, por exemplo, poderá remeter aos celulares dos usuários de veículos avisos relacionados ao pagamento do IPVA”, sugeriu Júlio.

Outro serviço importante são os Pontos Hot Spot: tecnologia que permite irradiar uma área com um sinal de internet, comum em ambiente de grande circulação pública como aeroportos, shoppings centers, permitindo que os usuários possam navegar na internet usando uma rede wireless.

Na próxima reunião a operadora apresentará, para validação dos gestores do contrato, o plano de trabalho para a migração para o novo modelo tecnológico. A gestão comercial e administrativa do contrato ficará ao encargo da SGCC, enquanto que a gestão técnica continuará sendo atribuição da Emgetis.

Os contratos proporcionarão uma acentuada melhoria na infraestrutura de TIC do Governo e atenderão as demandas dos órgãos. “Os serviços de telecomunicações são tidos como essenciais para o desenvolvimento cotidiano da Administração Pública, logo não há dúvida sobre a necessidade desta contratação”, conclui Júlio César Gomes Barbosa.

Última atualização: 9 de junho de 2017 10:11.

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