Publicado: 20 de junho de 2017, 11:18

Emgetis e Seplag capacitam servidores em E-Doc

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), por meio da Escola do Governo, em parceria com a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), iniciou na tarde da terça-feira, 23 a primeira turma do curso de Gerenciamento de Processos de Negócio aplicado ao e-DOC Sergipe.

Seguindo a diretriz de Modernização Administrativa, o Governo de Sergipe instituiu o Sistema para Gestão Eletrônica de Documentos e Processos, chamado E-DOC Sergipe, que transforma a atual tramitação física de documentos em uma sistemática eletrônica. Além da tramitação documental o sistema possibilita o mapeamento e a modelagem dos processos administrativos, garantindo maior agilidade e transparência.

O E-DOC Sergipe é um Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos, que atua desde a protocolização até a criação eletrônica de documentos, abrangendo de forma organizada e sistematizada, as atividades de elaboração, edição, digitalização, tramitação e gerenciamento de documentos e processos em meio eletrônico.

“Um dos objetivos da capacitação é fortalecer o uso do e-DOC no Estado , garantindo maior transparência e agilidade na tramitação documental, além de potencializar as ações da Agenda A³P que desenvolve ações para preservação do meio ambiente. O segundo maior objetivo é capacitar profissionais para atuarem como Gestores de Processo de Negócio no e-DOC”, explicou Deborah Aroxa, superintendente de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão da Seplag.

O Subsecretário de Administração e Logística do Estado, Walter Pereira Lima, iniciou a primeira aula da turma, esclarecendo o avanço que é a digitalização de processos na administração pública. Na oportunidade o subsecretário citou o exemplo da ação de modernização da Justiça Federal em Sergipe que permitiu o controle e tramitação estritamente digital, de mais de vinte e dois mil processos e foi vencedora da edição 2009 do Prêmio Innovare (o prêmio é destinado a disseminar práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira).

“O exemplo da Justiça federal em Sergipe é vanguardista, assim como também é pioneira a ação de digitalizarmos todos os processos administrativos do Estado. No entanto, apesar da ousadia do projeto, nós já demos o primeiro passo, e vamos começar viabilizando a digitalização de todos os processos da Seplag e em um futuro próximo, todos os processos do Estado”, destacou o subsecretário.

Modernização da Gestão

Modernidade, agilidade e transparência na gestão estadual. Essa é uma premissa do Governo de Sergipe que adota o uso de novas tecnologias para alcançar uma administração mais atual, encurtando distâncias e otimizando o tempo e se estende a todos os órgãos e secretarias da administração pública estadual e neste contexto a parceria da Emgetis com a SEPLAG é fundamental para a realização do trabalho, já que os instrutores do curso são técnicos do Escritório de Processo de Negócio da Emgetis.

O uso do e-DOC possibilita a criação de um acervo eletrônico, com consultas e mecanismos de busca mais ágeis. Através do mapeamento processual, será possível diagnosticar lacunas e/ou gargalos que burocratizam e emperram os processos em nível de governo, facilitando a tomada de decisão para resolução destes problemas, além disso, diminui a utilização de papel, contribuindo para a preservação do meio ambiente e reduzindo gastos.

Skip to content