Emgetis é finalista do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico 2009

A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) está concorrendo ao VIII Prêmio Excelência em Governo Eletrônico – e-Gov, que tem o objetivo de reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas, bem como divulgar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) que modernizam a gestão pública em benefício do cidadão. A Emgetis é uma das 28 finalistas do prêmio, com o projeto “Autenticação Biométrica para aplicações Web”, que visa inicialmente implantar um mecanismo mais seguro de acesso ao correio eletrônico Expresso Livre Sergipe.

Enquadrado na categoria e-Administração Pública, que reúne iniciativas voltadas para a qualidade da integração entre serviços governamentais através da modernização de processos e rotinas, o projeto finalista da Emgetis consiste em aplicar a biometria na identificação de usuários do Expresso. De acordo com o Assessor de Planejamento Estratégico responsável pelo projeto, Mário Andrade Vasconcelos, “a solução verifica a identidade a partir de textos digitados livremente como redações, mensagens pessoais, ou textos fixos como o nome completo do usuário”.

A proposta para implantar a solução bimétrica em conjunto com o Expresso Livre, é colocar a digitação do nome do usuário como um campo adicional ao Login e Senha. “Assim, mesmo que a senha seja violada o sistema é capaz de validar o usuário”, garante Mário Vasconcelos.

A inscrição do projeto objetivou demonstrar o trabalho da Emgetis no que diz respeito ao desenvolvimento de propostas inovadoras, através da aplicação de recursos de TIC. Para o presidente Ulisses Benedito de Paula, “esse fato resulta da criatividade na elaboração de projetos inovadores que apontam caminhos para modernização administrativa do Estado”. O presidente destaca ainda que a Emgetis, enquanto representante do Governo de Sergipe na área de TIC, concorreu com entidades e organizações públicas das esferas federal, estadual e municipal.

A premiação máxima será destinada à iniciativa com maior nota final, sendo também premiados com menção honrosa até quatro projetos em cada categoria. O anúncio dos premiados ocorrerá no dia 7 de outubro, durante o 37º Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública – Secop 2009, a ser realizado em Salvador – BA.

O Prêmio e-Gov foi criado em 2002, pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Até hoje, mais de 70 trabalhos, oriundos de quase todos estados do Brasil, tiveram seu mérito reconhecido. Nesta fase, Sergipe concorre com estados como Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, entre outros.

Última atualização: 2 de agosto de 2017 11:13.

Pular para o conteúdo