Publicado: 10 de julho de 2017, 16:24

Emgetis disponibiliza ferramenta de busca para o site da Segov

A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), disponibilizou uma nova ferramenta de busca de documentos legislativos, integrada ao Sistema para Gestão Eletrônica de Documentos e Processos (e-Doc Sergipe). A novidade encontra-se no site da Secretaria de Estado de Governo (Segov), e tem o objetivo de agilizar a consulta ao acervo do poder executivo, que antes só era possível fisicamente.

O aplicativo de busca, denominado EasySearch, conta com um acervo de 7.401 documentos, que podem ser consultados na internet por qualquer cidadão. As pesquisas realizadas na ferramenta alcançam palavras-chave existentes em vários tipos de arquivos com formatos de textos, imagens e documentos digitais. De acordo com o responsável pela Unidade de TI da Segov, Ricardo Cruz, constam na base de dados do EasySearch, neste primeiro momento, decretos de regulamentação datados entres os anos de 2000 a 2010.

Diferente do que foi informado anteriormente, a previsão é incluir no acervo de pesquisa outros documentos como leis, decretos numerados, leis ordinárias e leis complementares, referentes ao período compreendido entre os anos de 1983 até a presente data.

Para a inserção dos arquivos digitalizados, um grupo de técnicos da Emgetis e cinco funcionários da Segov, foram capacitados para cadastrar e atualizar o acervo no módulo de busca corporativa. Segundo o gerente de projetos, Francisco Rocha, a Emgetis deu suporte à Segov no que concerne ao cadastro da documentação, bem como na definição de classificação das informações – a taxonomia.

“Sem a parceria com a Emgetis, solucionando nossas dificuldades, nada disso seria possível. Se hoje temos um bom resultado, se conseguimos trabalhar e produzir, a Emgetis tem maior contribuição nisso”, destacou Ricardo Cruz. A partir de agora, a Segov vai manter atualizados os dados cadastrados no EasySearch a cada publicação.

Características

Segundo o instrutor do curso promovido para a manutenção da EasySearch, Márcio Lima, a pesquisa das informações pode ocorrer a partir de vários critérios, como palavra-chave, radicais, delimitação de contexto, entre outras regras. “A ferramenta é capaz de abrigar milhares de informações e atende desde buscas simples, até as mais complexas, com opções de filtros”, explicou.

O mecanismo de busca do EasySearch, conta com a utilização de operadores lógicos de pesquisa, que permitem o relacionamento de termos em uma expressão, conhecidos por operadores booleanos. Além disso, a ferramenta oferece filtros e refinamento de pesquisa, que possibilitam a consulta por meio de radicais, fonética e similaridade de escrita.

Outra funcionalidade do aplicativo é o destaque das palavras mais pesquisadas nos documentos, que podem ser visualizadas na página inicial do EasySearch.

*Notícia atualizada em 05/01/2010 às 8h13

Skip to content