Publicado: 5 de maio de 2017, 12:14

Emgetis apresenta projetos de banda larga em evento de provedores

O diretor-presidente da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), Ezio Faro, apresentou nesta segunda-feira, 14, a estrutura atual de rede e os projetos de expansão em Sergipe, durante o 21º Encontro de Provedores Regionais, realizado no hotel Radisson, em Aracaju. Foram destacados os projetos de modernização e expansão de TI e o Ponto de Troca de Tráfego (PTT) de Sergipe, coordenados pela Emgetis.

“Falamos sobre o investimento de cerca de US$ 600 mil (mais de R$ 2,3 milhões) da Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA) na criação de projetos de implantação de uma rede banda larga de alta velocidade e segurança, bem como um ambiente de armazenamento de dados da Rede Governo (Data Center), e também abordamos o PTT Sergipe, como uma conexão única de encontro de provedores, que conectando seus servidores facilitará o tráfego de informações”, explicou o diretor-presidente da Emgetis.

O evento teve como objetivo levar a discussão da banda larga em três áreas que são políticas públicas, fomento a banda larga e das tecnologias – quais são as alternativas tecnológicas, tecnologias de ponta e o custo-benefício de cada solução – e um
modelo de negócio. “É informação e formação de provedores”, ressaltou a responsável pela realização do evento, Lia Ribeiro Dias, da Bit Social, acrescentando que o evento é realizado há três anos e já percorreu todas as regiões o Brasil.

Ainda segundo Lia, os provedores regionais de acesso à internet e serviços de telecomunicações têm um papel fundamental na massificação da banda larga no Brasil, especialmente em cidades menores, em periferias de grandes metrópoles e regiões mais distantes no país. “São eles que levam a banda larga para estes lugares que possuem uma atividade econômica baixa”, concluiu.

Palestrantes

Também palestraram o diretor do Departamento de Banda Larga da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra, abordando o tema ‘políticas públicas de incentivo à banda larga’; o conselheiro da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) Jackson Almeida, falando sobre os provedores regionais frente ao Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) da Anatel; Marcos Kazushi, responsável por venda aos Provedores de Internet da Furukawa – explanando sobre ‘soluções inteligentes para redes ópticas – como valorizar sua rede FTTH’; a técnica do BNDES Ana Carolina Varejão sobre linhas de financiamento; Andreia Queiros, gerente regional de Salvador da Telebras, abordando ‘os pontos de presença e as ofertas da estatal’; e Dilton Dantas, coordenador do Ponto de Presença da RNP que falou sobre ‘tecnologias e possíveis parcerias com a RNP’.

Skip to content