Acessibilidade

Publicado: 11 de julho de 2013

Emgetis apresenta projeto de educação corporativa na Paraíba

Sergipe foi destaque durante a 90ª Reunião do Fórum de Diretores Administrativos e Financeiros das afiliadas da Associação Brasileira das Entidades Públicas de TI e Comunicação (Abep). O evento, que ocorreu neste mês em João Pessoa (PB), reuniu representantes de 19 entidades públicas brasileiras de Tecnologia da Informação (TI).

A participação de Sergipe, através da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), se deu com a apresentação do projeto Uniabep, desenvolvido pelo analista de sistemas da Emgetis, Mário Andrade, que viajou a convite da Abep.

De acordo com o projeto, a universidade corporativa – denominada Uniabep – é um grande aparato para capacitar as pessoas de forma contínua, com base na gestão do conhecimento. “A Uniabep é um ambiente concebido para desenvolver competências nas empresas associadas à Abep, através do compartilhamento de experiências e recursos. O projeto utiliza modernas técnicas de educação a distância e presencial. Por ser voltado à educação corporativa, é destinado a contribuir com o crescimento profissional dos empregados, clientes e fornecedores, aumentando assim a vantagem competitiva para o setor”, detalha o analista.

O projeto propõe que os cursos sejam oferecidos por qualquer uma das associadas à Abep, inclusive a Emgetis. “Todos os diretores presentes manifestaram apoio ao Projeto Uniabep, comprometendo-se a apresentá-lo aos presidentes das empresas públicas de TI para as quais trabalham. Muitos desses diretores tiveram o primeiro contato com a Uniabep em março deste ano, durante evento em Aracaju”, lembra Mário Andrade.

Histórico

Mário refere-se à palestra proferida por ele na capital sergipana no último mês de março, durante a 89ª Reunião do Fórum de Diretores Administrativos e Financeiros (89ª RFDAFs) da Abep, quando a repercussão do tema foi tamanha que diversas empresas públicas de TI instaladas pelo Brasil mantiveram contato com a Emgetis para partilhar esta forma de capacitação contínua.

Na oportunidade, em Aracaju, foi apresentado de forma geral o tema Universidade Corporativa, sugerindo-se a criação do Projeto Uniabep. A partir daí, formou-se um grupo de trabalho para a efetiva elaboração deste projeto, envolvendo a própria Emgetis e as empresas públicas de TI do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

“Agora, na 90ª RFDAFs, houve a apresentação do projeto concluído, já envolvendo informações como funcionamento, custos e etapas para implantação, por sinal ele foi aprovado por unanimidade”, destaca Mário.

Além da Uniabep, a 90ª Reunião do Fórum de Diretores Administrativos e Financeiros das afiliadas da Associação Brasileira das Entidades Públicas de TI e Comunicação (Abep) trabalhou temas como o descarte responsável do lixo eletrônico, certificação digital, evolução de processos internos, indicadores de desempenho de TI e governo sem papel.

Por Andreza Azevedo
Fotos: Codata/PB


Última atualização: 18 de maio de 2017