Publicado: 9 de junho de 2017, 10:00

Emgetis amplia link de internet da Rede Digital do Prouca

A Rede Digital do programa Um Computador por Aluno – Prouca – do município da Barra dos Coqueiros teve a capacidade de conexão com a internet ampliada, isso porque a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), que coordena o projeto técnico da rede, elevou a velocidade do link do circuito. Agora as zonas de acesso sem fio distribuídas em toda extensão territorial do município contam com um serviço de internet banda larga mais rápido.

Segundo o diretor de Tecnologia da Emgetis, Milson Barreto, a ação só foi possível graças a duplicação do link da Rede Multimeios do Governo. “O acesso do link de internet do projeto é provido pela Emgetis. Em função de maior disponibilidade de largura da banda do circuito principal, está sendo assegurada uma maior velocidade para o circuito do projeto”, confirma Milson.

A ação beneficia diretamente os 4.027 alunos e professores das redes públicas estadual e municipal, que foram contemplados com computadores portáteis (laptops). A Rede Digital conta com 17 zonas de internet sem fio distribuídas entre a sede e a zona rural da Barra. Toda a rede apresenta mecanismos de segurança, provenientes da gestão de Zonas sem fio da sede da Barrasoftwares especializados.

Para se conectar, os alunos e professores que possuem o laptop cedido pelo Governo Federal precisam se autenticar na rede através do “usuário” e “senha” do correio eletrônico Expresso Livre Sergipe – ambiente de comunicação virtual que alcança toda a comunidade escolar.

Programa UCA

O UCA Total é um programa do Governo Federal que tem o objetivo de levar a inovação tecnológica para todas as escolas do país. A adesão do Governo do Estado ao programa se deu através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que atua na coordenação geral do projeto. Em Sergipe, nove municípios foram contemplados, mas atendendo somente a uma escola por município.

Na Barra dos Coqueiros todas as unidades escolares públicas foram beneficiadas, pois a cidade apresentou todas as condições necessárias exigidas pelo Ministério da Educação: município com aproximadamente 3 mil alunos em toda a rede pública, além de espaço físico adequado e viabilidade técnica.

Skip to content