Os gestores de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) dos órgãos e das secretarias do Governo participaram na última quinta-feira, 12, de uma reunião com representantes da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) para alinhar o plano de trabalho integrado para implantação do e-DOC Sergipe – Sistema para Gestão Eletrônica de Processos e Documentos.
O novo sistema transformará o atual processo de tramitação de documentos, feito fisicamente, para uma sistemática virtual. Segundo o presidente da empresa, Ulisses Benedito de Paula, a solução de gerenciamento eletrônico de documentos é corporativa e abrange todos os órgãos.
“Os administradores locais – capacitados durante os treinamentos do e-DOC – deverão cuidar dos usuários de suas respectivas organizações”, explicou Ulisses de Paula ao relatar que o processo de implantação do novo sistema seguirá a mesma lógica de instalação do correio eletrônico Expresso Livre Sergipe, onde cada órgão possui um administrador da ferramenta.
Na ocasião destacou-se a importância da multiplicação do conhecimento apreendido sobre o e-DOC, para minimizar os impactos das mudanças. “O treinamento é fundamental, pois o usuário é o lado humano do sistema, que precisa sentir segurança diante das transformações”, disse Ulisses de Paula.
O diretor de Tecnologia, Milson Leite Barreto, explicou aos gestores que o e-DOC é fruto do trabalho do Governo que busca a modernização administrativa, por isso é fundamental que todos tenham em mente que a área de TIC é fundamental neste processo.
Demonstração
Para mais esclarecer o funcionamento da ferramenta do e-DOC, foi realizada uma simulação da tramitação de um documento. A apresentação permitiu aos gestores expor suas dúvidas sobre o processo, como anexar documentos, cadastrar usuários, entre outras.