Publicado: 20 de agosto de 2021, 11:01

Governo de Sergipe evolui no índice de oferta de serviços digitais

O Governo de Sergipe apresentou uma evolução de aproximadamente três pontos no índice de oferta de serviços públicos digitais dos governos estaduais e distrital, realizado este ano pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-Tic). No índice realizado em 2020, Sergipe alcançou 50,75 pontos e em 2021 a nota foi 53, avaliada como ‘boa’, ocupando o ranking geral de 14º colocado.

Criado em 2020, o índice considera três dimensões: as capacidades para a oferta digital de serviços; a oferta de serviços digitais; e a regulamentação sobre modernização para a oferta de serviços públicos. De acordo com a Abep, o objetivo do índice é mensurar os principais serviços públicos ofertados pelos governos estaduais e distrital disponibilizados por meios digitais, verificando se estão em conformidade com as Leis Federais nº 13.460/2017 (Código de Defesa do Usuário do Serviço Público), nº 13.726/2018 (Desburocratização e Simplificação) e nº 14.129/2021 (Governo Digital e Eficiência Pública).

“O Governo se Sergipe tem investido em tecnologia para proporcionar eficiência nos serviços digitais prestados à população, a exemplo da implementação exclusiva do e-DOC Sergipe – Sistema para Gestão Eletrônica de Documentos e Processos, para tramitação de documentos no âmbito da administração estadual. Estamos colhendo um resultado positivo. Na última terça-feira, 06, o e-DOC registrou mais de 1.000 acessos simultâneos”, frisou o diretor-presidente da Emgetis, Ezio Faro.

Ezio ressaltou, ainda, que o Governo está investindo numa nova estrutura de tecnologia da informação e comunicação (TIC), por meio da aquisição de um novo Data Center – ambiente para hospedar aplicativos e dados essenciais; novos aparelhos para hiperconvergência – estrutura que reduz a complexidade do Data Center e aumenta a escalabilidade; além da viabilização do projeto de ampliação da rede de cabo óptico para todo o estado, que foi coordenado pela Emgetis e pago com investimentos da Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA).

Avaliação

O processo de avaliação do índice Abep foi iniciado em 08 de abril deste ano, com a coleta de dados, por meio de um levantamento eletrônico realizado juntos aos governos estaduais e distrital brasileiros, e finalizada em 25 de abril. Em 25 de maio de 2021 os dados foram apresentados à ABEP-TIC pelo Comitê Técnico Diretivo e Avaliador, e entregues em sua versão oficial em 27 de maio de 2021. No dia 10 de junho de 2021, a ABEP-TIC enviou a pontuação e o ranqueamento das unidades federativas ao Centro de Liderança Pública (CLP) para subsidiar o Ranking de Competitividade dos Estados.

Mais informações sobre o índice podem ser encontradas no site https://www.jornaldaabep.com.br/indice-de-oferta-de-servicos

Skip to content