Publicado: 2 de agosto de 2017, 11:18

Diretrizes estratégicas de TI são discutidas no 3º Encontro de Gestores

A Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) promoveu, na última quinta-feira, 10, o 3º Encontro de Gestores Estaduais de Tecnologia da Informação (TI), com o objetivo de alinhar ações no âmbito da Administração Pública. Entre os assuntos abordados nesta edição, esteve o debate acerca das diretrizes estratégicas de TI para o Governo, que deverão constar no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e da Comunicação (PDTIC).

A discussão entre os participantes do encontro pôs em evidência a necessidade de um posicionamento estratégico da área de TI, no âmbito dos órgãos e das secretarias, com previsão orçamentária específica. Além disso, foi apontada a necessidade de ampliar o número de serviços finalísticos, onde cada unidade de TI do Governo deve trabalhar com foco em sua respectivapasta, objetivando beneficiar o cidadão.

A tática de apoiar a modernização administrativa, por meio dos recursos de TI, também permeou os argumentos dos gestores. O diretor de Tecnologia Milson Barreto Filho destacou ainda a necessidade de fomentar o e-Gov (Governo Eletrônico) como um instrumento de cidadania. “A estratégia de cada órgão está vinculada a uma premissa da administração atual que é a de aproximar o Governo do cidadão, levando o serviço público até as pessoas”, declarou.

Segundo Ulisses de Paula, a proposta do debate foi estabelecer as prioridades da política de TI do Estado, que vem sendo desenvolvida pela Emgetis, através da Governança. “Fazer governança é especificar quem decide e as responsabilidades de cada um, com o objetivo de estimular comportamentos desejáveis na utilização de TI”, definiu o presidente para justificar a importância da participação dos gestores no estabelecimento de estratégias para a área. Ainda de acordo com o diretor, “todas as diretrizes e as ações debatidas durante o encontro deverão ser validadas e consistirão no resultado de um trabalho conjunto, desenvolvido pela Emgetis e pelos gestores de TI dos órgãos”. Para o gestor de TI do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), Edson Palma, “é fundamental que a Emgetis atue em parceria com os demais órgãos, já que é a responsável oficialmente pela área. Essa relação entre a empresa e os setores de TI do governo deve ser ainda mais efetiva, servindo de norte para o nosso trabalho”.

“Esse encontro é muito importante para que o trabalho dos gestores tenha objetivos definidos, evitando a duplicação de ações”, disse o gestor de TI da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Zarath Rocha, entendendo que as discussões possibilitam o conhecimento do que está sendo desenvolvido na área por parte dos outros órgãos.

e-DOC Sergipe

Além do debate, os gestores conheceram um pouco mais do e-DOC Sergipe (Sistema para Gestão Eletrônica de Documentos e Processos), projeto coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), que propõe transformar o sistema de tramitação física de documentos em uma sistemática eletrônica. O e-DOC possibilitará uma gestão documental mais segura, ágil e menos dispendiosa, eliminando barreiras físicas e otimizando processos de trabalho.

“A ferramenta que viabilizará a implantação do e-DOC, consiste em uma solução com amplitude corporativa, pois atenderá a todo o Estado. A Emgetis é o órgão técnico responsável pela solução de Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED e, nos próximos dias, iniciará uma série de ações. Os gestores de TI de cada órgão serão fundamentais neste processo, uma vez que poderão dar o suporte local da solução”, explicou Ulisses.

O presidente anunciou também um cronograma de treinamento para a capacitação de pessoas que deverão utilizar a Solução de GED. “Os treinamentos iniciais estão previstos para começar no dia 22 deste mês. Os primeiros usuários treinados deverão atuar como multiplicadores, repassando as informações nos seus respectivos órgãos. Já a segunda parte das capacitações será voltada para a formação de administradores locais da ferramenta”, detalhou. Os cursos serão realizados na Escola de Governo e na Sala de Treinamento da Emgetis.

Visita

Durante a programação do encontro, os gestores tiveram a oportunidade de realizar uma visita ao Data Center da empresa. Guiados pelo gerente da Área de Infraestrutura (Arinf), Antonio Manoel, os participantes conheceram a estrutura composta por equipamentos de hospedagem e processamento de soluções e de dados corporativos com tecnologia avançada.

Skip to content