Diretor-presidente da Agetis apresenta Programa Sergipe Digital na SEED

O diretor-presidente da Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe (Agetis), Cláudio Silva, reuniu-se no início da manhã desta quinta-feira, 22, com o Secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, para apresentar e discutir o Programa “Sergipe Digital”. De acordo com Silva, o projeto vai dar grande contribuição ao trabalho da Secretaria de Estado da Educação (SEED), uma vez que pretende implantar uma rede de comunicação unificada e criar condições para massificar o processo de inclusão digital.

Silva destacou ainda que a nova Rede Multiserviço levará internet para todas as áreas urbanas e rurais do Estado, fato que vai otimizar o acesso dos estudantes a rede mundial mundial de computadores e ao conhecimento. “ Atualmente, ter acesso à internet é tão relevante quanto poder ler um livro. Além disso, a tecnologia só é importante se ela tiver como foco principal a melhoria da qualidade de vida do cidadão”, destacou.

Para o secretário Lima, o “Sergipe Digital” está em consonância com as políticas desenvolvidas pela SEED e pelo Governo Marcelo Déda. “O projeto abre caminhos para a implementação das ações da nossa Secretaria. Ou seja, isto significa que nossos projetos vão avançar com mais facilidade, uma vez que os problemas relacionados à tecnologia da informação já estão sendo solucionados pela Agetis com a criação deste programa”, afirmou.

O secretário salientou também que já no final deste ano a SEED vai implementar o Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA), que vai permitir todo o acompanhamento dos alunos através da internet, desde as matrículas até as notas escolares. Já no início de 2008, a secretaria, em parceria com o Governo Federal, implementará o Projeto UCA (Um Computador por Aluno), que vai beneficiar 10 escolas de Sergipe com 500 novos computadores. A Agetis é parceira da Seed em ambos os projetos. “O Sergipe Digital’ é um programa fantástico e vamos nos esforçar para contribuir com a iniciativa, já que a inclusão digital também é uma preocupação da SEED”, complementou o secretário.

Participaram também da reunião os assessores técnicos do secretário, Murilo Navarro e Jucileide Aragão.

Sergipe Digital

O Sergipe Digital é um Programa de Governo que define o uso intensivo da Tecnologia da Informação como ferramenta estratégica para o desenvolvimento econômico-social do Estado de Sergipe. Tem como objetivo ampliar os horizontes do Estado e do cidadão, democratizando o acesso aos meios de informação e comunicação, gerando oportunidades de desenvolvimento econômico e social. O programa contempla três projetos: Governo em Tempo Real, Conecta Sergipe e Ecossistema Digital.

O Governo em Tempo Real será uma maneira mais eficiente de aproximar a sociedade sergipana do governo, estabelecendo um processo de comunicação biderecional. Fazem parte desse projeto iniciativas de “Governo Eletrônico”, que visam, através das tecnologias da informação, tornar mais fácil para o público o acesso aos serviços governamentais e dar maior transparência a gestão pública.

O Conecta Sergipe tem como objetivo a inclusão digital da sociedade sergipana. Pretende-se com ele, atingir a meta um computador ligado à internet por residência.

Já o Ecossistema Digital visa fomentar as atividades das empresas da área de tecnologia da informação, através do uso de poder de compra do governo.

Última atualização: 30 de agosto de 2017 09:25.

Pular para o conteúdo