Publicado: 10 de julho de 2017, 16:19

Cresce o número de sites municipais com domínio “se.gov.br”

Alguém já parou para pensar quantos sites de instituições públicas municipais de Sergipe estão na internet? Para quem ainda não sabe, atualmente, mais de 60 cidades sergipanas possuem páginas de prefeituras e de câmaras municipais na web, com o domínio “se.gov.br”. As estatísticas registraram nos últimos dois anos um crescimento de mais de 100% nos pedidos de sites com este domínio, o que revela a tendência das cidades do interior em marcar presença na internet.

O domínio “se.gov.br” é de uso privativo da Administração Estadual e a gestão dos endereços, dentro deste padrão, é realizada pela Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) – vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil. Para atender a demanda do interior, a empresa é responsável por ceder esses endereços para uso na internet, exclusivamente, com fins públicos.

Até o ano de 2008, apenas 31 organizações públicas municipais contavam com um endereço na web no padrão “nomedomunicípio.se.gov.br”. Em 2010, mais 34 novos registros foram cedidos pelo Governo de Sergipe para possibilitar aos municípios uma presença institucional na rede mundial de computadores.

Segundo o diretor de Tecnologia, Milson Barreto, o órgão interessado em fazer o registro com este domínio deve solicitar via ofício à Emgetis, anexando um formulário com informações necessárias para disponibilidade do endereço. “Ressalto que o domínio em referência é de uso exclusivo de Órgãos e Entidades governamentais, sejam estaduais ou municipais”.

Domínio

O domínio nada mais é do que um endereço de uma página na web. Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, o nome de domínio foi concebido para facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet, já que sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.

O Registro.br, órgão do CGI.br., disponibiliza categorias de domínios para registro, entre elas estão: “com.br” – para atividades comerciais, o “gov.br” – para entidades do governo federal, o “jus.br – para o poder judiciário, o “edu.br” – para entidades de ensino superior e etc.

Já as entidades dos governos estaduais e municipais contam com um registro “sigladoestado.gov.br”. Para o coordenador de redes da Emgetis, Jesuíno Maciel, a adoção deste formato de endereço é o que garante a credibilidade da página na internet. “O domínio se.gov.br é a identificação do Governo de Sergipe na rede mundial de computadores, sendo reconhecido por todas as instituições públicas do país”, esclareceu.

Skip to content