Concluída a terceira turma do Curso Gerenciamento de Processos de Negócio Aplicado ao e-DOC.

O último dia 15 foi importante para o grupo que esteve por 50 horas acompanhadas pelos instrutores Francisco de Assis Oliveira Rocha e Maria do Carmo Henriques Rocha Borges, ambos Analistas de Sistemas da Emgetis, e Marlei Brito de Sousa Leal, da Seplag, concluindo a terceira turma do curso de Gerenciamento de Processos de Negócio Aplicado ao e-DOC.

Os alunos, servidores da Adema, Codise, ITPS, Emgetis, Secom, SSP e SEED dividiram-se em duas turmas e exibiram os TCC’s – Trabalho de Conclusão de Curso – referentes aos Processos de Negócio: 1º- Solicitação de Transporte e 2º- Solicitação de Serviços de TI. São tipos de processos que ainda existem de maneira informal, desordenado e com burocracia em muitos órgãos públicos. A expectativa é que cada vez mais esses servidores assumam o papel de gestor de processos de negócio e atuem como multiplicador de conhecimento.

Abrindo o encontro, Francisco Rocha disse da sua satisfação e parabenizou a evolução da turma. Ele acredita que com a implantação de processos de negócio aplicado ao sistema e-DOC Sergipe, conseguiremos atingir alguns ganhos, a exemplo de redução de gastos de insumos, como papel, tonner, combustível, reduzindo assim o tempo na execução das atividades referentes aos citados processos e elevando o nível de satisfação do cliente. ”Trabalhando assim vamos minimizar – a burocracia e a informalidade – enriquecendo a modernização administrativa. São tipos de processos corporativos, que podem ser usados por qualquer órgão público.

Com a apresentação do primeiro grupo composto por Ana Cristina Cahino Pereira, Diego Maradona e Tatiane de Oliveira sobre o Processo de Solicitação de Transporte. Houve a participação da superintendente de Gestão e modernização da Seplag, Deborah Arôxa, que se mostrou satisfeita com o resultado dos trabalhos.

A segunda apresentação foi do grupo formado por André Cunha, Maria Cleide Rocha, Marcos Caldas, Marcus Sândalo e Melício Machado sobre Processo de Solicitação de Serviço de TI. Eles esclareceram a necessidade de formalizar tais solicitações e os atendimentos às demandas de forma organizada. A apresentação transcorreu com a participação de todos componentes, contemplando as proposições de melhorias implementadas, inclusive, com a confecção de um Manual de Procedimentos, bem intuitivo, com observações e orientações para o usuário.

Concluindo a apresentação, Marcus Sândalo falou em nome do grupo agradecendo aos instrutores pela dedicação e bom nível de qualidade do curso. Elogiou o entusiasmo e a confiança que Francisco, Maria do Carmo e Marlei transmitiram na aplicação de cada etapa, desde o levantamento de problemas até a conclusão do processo. “Foi esse entusiasmo, essa confiança no sistema empregado que nos deixou envolvidos e acreditando na iniciativa dessa proposta. Agradecemos a boa vontade e paciência nas explicações e no acompanhamento de cada um de nós. Muito obrigado, de coração!”.

As apresentações foram bastante aplaudidas e Francisco Rocha disse que a 3ª Turma do Curso de BPM tem um perfil muito bom tecnicamente, pois houve evolução de alunos que apesar de não estarem familiarizados com processos e com o e-DOC, evoluíram de forma significativa. Enfatizou que a motivação apresentada pelo grupo é fundamental para disseminar em suas respectivas organizações o que aprenderam.

Marlei exaltou o empenho da Seplag em viabilizar a melhoria do e-DOC a cada dia. “Vocês hoje estão preparados para fazerem parte da discussão junto a Seplag para tratar de Processo de Negócio”. Finalizou agradecendo e parabenizando o grupo, pelo entusiasmo e qualidade das apresentações.

Maria do Carmo Borges concluiu dizendo da enorme satisfação de ter a oportunidade de partilhar conhecimentos, com profissionais altamente comprometidos. “Tenho a certeza de que este grupo será agente transformador em suas organizações, atuando inclusive, como multiplicadores”.

Última atualização: 31 de maio de 2017 10:40.