Publicado: 30 de agosto de 2017, 09:48

Agetis lança Manual do Expresso Livre

O diretor-presidente da Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe (Agetis), Cláudio Silva, fez a entrega simbólica dos primeiros exemplares do Manual do Usuário Expresso na manhã desta terça-feira, 31. A entrega foi realizada durante a reunião do Conselho Deliberativo da Agetis, que aconteceu na sede do órgão. Receberam os exemplares o Secretário de Estado Chefe da Casa Civil, José de Oliveira Junior, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana, a Secretária de Estado da Comunicação, Eloísa Galdino, a Secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, o Secretario da Comunicação de Aracaju, Carlos Roberto da Silva, o Controlador Geral do Estado, Adinelson Silva e o presidente do Banese, João Andrade.

De acordo com Cláudio Silva, o Manual do Usuário Expresso tem por objetivo esclarecer os usuários sobre os principais conceitos e funções do software de e-mail da Rede de Governo, o Expresso Livre. “Sabendo aproveitar melhor todas as potencialidades do correio eletrônico institucional, os servidores públicos poderão organizar ainda mais suas atividades de trabalho, aumentando a sua produtividade e agilidade”.

Na ocasião, Silva destacou também que o manual e a conseqüente melhor utilização do Expresso Livre vão tornar a comunicação entre os diversos setores do Governo e com a população menos burocrática e mais eficiente, o que representa um passo à frente no projeto de modernização da administração pública do atual governo. Nos próximos dias todas as secretarias e órgãos públicos estaduais receberão alguns exemplares do Manual do Usuário Expresso. Além disso, o documento pode ser baixado também através do site da Agetis, clicando no banner “Correio Eletrônico”. O documento foi produzido por uma equipe de técnicos da Agetis, composta por Helga Barreto, Tereza Fonseca, Silvio Palmieri, Luiz Eduardo Ferreira, Rodrigo Braz e Maria do Carmo Borges.

O Expresso Livre

O Expresso é uma solução de correio eletrônico, agenda, e catálogo de endereços desenvolvida em software livre pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) a partir de uma ferramenta alemã denominada E-groupWare. No Governo de Sergipe, esta ferramenta foi implantada no início de 2007 e atualmente já possui cerca de 4. 850 usuários. Entre as suas funcionalidades, encontram-se:

• ExpressoMail – correio eletrônico eficiente e com interface fácil de usar. Possui as principais funcionalidades dos melhores sistemas web de correio da atualidade;

• Calendário – sincronizada com módulo de correio, é através dela que os usuários recebem aviso por e-mail dos compromissos criados. Também caracterizada pela facilidade no uso;

• Catálogo de Endereços – um catálogo de endereços geral de todas as secretarias e órgãos do Estado, juntamente com catálogo pessoal e criação de grupos pessoais.

Skip to content