Publicado: 11 de maio de 2017, 12:23

Acordo entre SE e EUA inicia Plano de Modernização e Expansão da TI no Estado

A partir desta quarta-feira, 20, Sergipe inicia a execução do Plano de Modernização e Expansão da Tecnologia da Informação em Sergipe. A ação se torna possível graças a assinatura de um acordo de concessão que formaliza a aprovação pela Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA) de projetos indicados pela Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis).
A solenidade, que ocorreu no Palácio dos Despachos, reuniu, além do cônsul-geral dos Estados Unidos no Brasil, representantes da USTDA e do Governo de Sergipe. O investimento é de US$ 600 mil (cerca de R$ 1,8 mi), destinado a recursos para assistência técnica, ou seja, elaboração de projetos e estudos de viabilidade.

Vale ressaltar que esse montante não é um empréstimo, trata-se de uma concessão, ou seja, o Estado de Sergipe não tem que reembolsar o valor, e esse foi justamente um dos pontos destacados pelo vice-governador do Estado, Belivaldo Chagas, que representou o governador Jackson Barreto no ato.

“Hoje é um dia extremamente importante para a tecnologia em nosso Estado. Esse acordo trará vantagens incalculáveis para toda a população, beneficiando de forma especial a área da Educação, estimulando um processo mais interativo entre professores e alunos, mas atendendo também a outras áreas estratégicas, como a Segurança Pública, interligando delegacias e favorecendo a qualquer cidadão”, pontuou Belivaldo.

Para o diretor-presidente da Emgetis, Ezio Faro, esse é o resultado de dois anos de muito esforço, entre viagens aos Estados Unidos – a convite da USTDA e sem custos para o Estado – e todo um trabalho técnico envolvendo profissionais da Emgetis. “Conheço a responsabilidade de conduzir esses trabalhos de grande importância para Sergipe. O Brasil está precisando de projetos de ponta para alavancar o desenvolvimento de fato e favorecer diretamente ao cidadão. Nossa meta é, de 2015 a 2019, trabalhar para a execução deles. Não posso deixar de agradecer à USTDA pela confiança e a todos que fazem a Emgetis por estarmos hoje assinando esse acordo”, resumiu Ezio Faro.

Projetos

Os projetos a que Ezio se refere, e que foram indicados pela Emgetis, são a cobertura de internet banda larga para atender a todo o Estado em áreas governamentais, como Saúde, Educação e Segurança Pública; a projeção de um ambiente que abrigará sistemas de armazenamento de dados da Rede Governo (Data Center); e a segurança dessa Rede, preparando-a para imprevistos ou eventos que possam causar-lhe danos.

Para tanto, uma empresa norte-americana – entre as credenciadas pela USTDA – será selecionada pelo Governo de Sergipe para examinar aspectos técnicos, financeiros, ambientais, dentre outros, gerando economia para o Governo do Estado, que por sua vez receberá os projetos prontos para execução. A data limite de conclusão para a assistência técnica prestada é 30 de junho de 2016. Até lá, devem ser desenvolvidos um roteiro de expansão da rede de banda larga por fibra e sem fio de todo o Estado e uma proposta de modernização do centro de dados do governo estadual.

Assistência Técnica

Após a assinatura do Acordo de Concessão, a empresa responsável pela assistência técnica (elaboração dos projetos) virá a Sergipe e trabalhará em conjunto com as principais instituições envolvidas, entre elas Emgetis; Secretarias de Estado da Fazenda, Educação e Saúde; Polícia Militar; Polícia Civil; Tribunal de Justiça; Detran e Banese.

De acordo com o cônsul-geral dos Estados Unidos no Brasil, Richard Reiter, é importante ressaltar o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e EUA. “O fato de estarmos aqui hoje, assinando esse acordo, é um sinal de que a nossa relação com o país está cada vez mais forte e profunda. Os setores de TI hoje possuem o desafio de atender a uma demanda cada vez mais crescente, e com bons resultados para o desenvolvimento local. É uma satisfação muito grande estar em Aracaju mais uma vez, uma cidade pela qual tenho muito carinho”, comentou.

Também esteve presente ao ato o Diretor da USTDA no Brasil, Rodrigo Mota. “O acordo é bastante relevante para a USTDA, especialmente porque abrange uma das três áreas de maior atuação nossa, que são transporte, energia e TI. Estamos muito satisfeitos por conseguir desenvolver ações junto às empresas públicas de TI brasileiras, e essa assinatura é um ponto excelente para estreitar laços. Estou certo que outros acordos virão e quero registrar que estamos muito felizes com o trabalho que o diretor-presidente da Emgetis tem feito junto à USTDA”, afirmou Mota.

Estiveram presentes à solenidade o Diretor Regional da USTDA na América do Sul, Nathan Younge; o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama; o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho; o presidente da Associação Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Abep), Krol Palitot; e gestores de órgãos estaduais estratégicos para a condução dos projetos indicados, além de empregados da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação.

Por Andreza Azevedo
Fotos: Victor Ribeiro / Mário Andrade

Skip to content