Publicado: 20 de junho de 2017, 11:14

Acervo Digital atinge mais de 7 mil consultas

A internet traz com ela inúmeras possibilidades aos usuários. Profissionais de vários ramos buscam ali respostas para suas pesquisas, resolvendo em minutos, problemas de acesso a assuntos que vão concretizar seus trabalhos. Uma dessas possibilidades está disponível com o Acervo Digital, uma ferramenta de busca semelhante aos sites de pesquisas comuns, como o Google e Yahoo, que permite a qualquer pessoa consultar o acervo legislativo estadual. Basta digitar uma palavra-chave relacionada ao documento que está sendo buscado e a ferramenta disponibiliza uma lista relacionada à pesquisa do usuário.

O EasySearch é o instrumento que possibilitou aos técnicos da Emgetis – vinculada a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) – a criação do Acervo Digital do Estado através do endereço eletrônico www.acervo.se.gov.br, resultando em 16.858 documentos já disponibilizados nestes sete meses (registro em 29/08). Todos os arquivos presentes – na base de consulta – é resultado da digitalização de decretos estaduais físicos datados de 2003 até os dias atuais. Atualmente, a Secretaria de Estado de Governo com a equipe TI do órgão, finaliza o cadastramento do acervo referente aos anos anteriores. Também a Procuradoria Geral já disponibiliza o mesmo acesso neste site.

Acesso fácil e ágil

A maior vantagem do Acervo Digital está na possibilidade de identificação das palavras pesquisadas dentro da imagem de um documento. Os textos das imagens se transformam em textos editáveis. Uma outra vantagem é a rapidez no processo de busca, uma vez que as informações ficam armazenadas no mesmo servidor do aplicativo, agilizando o processo.

O mecanismo de busca do Acervo conta com a utilização de operadores lógicos de pesquisa, que permitem o relacionamento de termos em uma expressão, conhecidos por operadores booleanos. Além disso, a ferramenta oferece filtros e refinamento de pesquisa, que possibilitam a consulta por meio de radicais, fonética e similaridade de escrita. As palavras mais pesquisadas nos documentos podem ser visualizadas na página inicial do Acervo.

O acesso ao Acervo Digital pode ser feito por qualquer pessoa através da internet, o que garante mais publicidade dos Decretos, Leis, Portarias, Pareceres Administrativos e Normativos, ets do Poder Executivo Estadual.

Eficácia

A estatística de acesso mensal e média diária ao site Acervo Digital é monitorada pela Emgetis. O número de acessos/visitas/documentos comprova a eficácia do instrumento: de janeiro até esta data o número de visitas chegou a 7.835, repercutindo em 166.752 documentos baixados pelos usuários.

Skip to content