Acadêmicos do Instituto Federal de Sergipe conhecem tecnologias utilizadas e desenvolvidas pela Emgetis

Segundo estudantes, experiência contribui significativamente para o desenvolvimento de seu conhecimento

Na última quarta-feira, 6, estudantes do curso superior de Ciência da Computação do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Itabaiana, visitaram a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis). A visita objetivou proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada sobre a atuação da empresa no campo da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os alunos foram recebidos pelo presidente da Emgetis, João Pereira, e pelo gerente da área de Infraestrutura, Antônio Manoel de Oliveira.

Durante a visita à Emgetis, organizada pela professora Mayka de Souza Lima e acompanhada pelos professores Henrique Nunes, André Oliveira e Kleidson Nascimento, os alunos da primeira turma do curso de Ciência da Computação do IFS de Itabaiana exploraram as operações e os serviços oferecidos pela empresa, adquirindo conhecimento prático sobre inovações em TIC. “Essa experiência contribui significativamente para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos, e fornece uma visão concreta do ambiente profissional no qual poderão atuar no futuro. Essa iniciativa colabora no estímulo a chegarem mais longe na carreira profissional. É um curso complexo, por causa das áreas de cálculos. Aqui, conhecem o que as empresas necessitam na prática. A visita técnica também proporciona uma parceria para futuros estágios, já que temos excelentes alunos”, explicou a professora Mayka.

O destaque da visita foi conhecer o Data Center, que abriga uma infraestrutura moderna responsável pela hospedagem e processamento de dados, além de serviços corporativos. Nesse ambiente, são disponibilizados equipamentos e aplicações para a internet, desempenhando um papel crucial no suporte tecnológico da organização. O Data Center apresenta uma estrutura de no-break, um dispositivo elétrico projetado para fornecer energia temporária a dispositivos em casos de falha na fonte principal de energia. Além disso, conta com geradores próprios, assegurando o fornecimento contínuo de energia e a manutenção do sistema de ar condicionado, fundamental para o funcionamento dos equipamentos.

Para garantir essas operações, uma equipe de profissionais trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana. Assim, a visita não apenas proporcionou uma compreensão prática do ambiente tecnológico, mas também destacou a importância do trabalho contínuo e dedicado desses profissionais na manutenção da infraestrutura crítica para o funcionamento da instituição.

O gerente de área, Antônio, fez uma apresentação sobre o histórico da Emgetis e sua atuação. “É fundamental a participação dos acadêmicos nesta visita para conhecer o universo tecnológico da Emgetis. Integrar a prática com a teoria proporciona uma experiência estimulante. Compreender como podem aplicar seus conhecimentos nas áreas escolhidas como profissão é extremamente motivador”, disse.

Para o aluno Cauã Reimond de Lima Almeida, o momento foi especial para sua formação acadêmica. “Antônio nos mostrou detalhadamente o funcionamento da empresa e apresentou toda a infraestrutura. Essa experiência será valiosa para o meu futuro. Tenho interesse nas áreas de dados e segurança, temas que foram abordados de maneira abrangente, assim como a área de redes. Isso certamente contribuirá significativamente para o meu desenvolvimento profissional”, afirmou Paulo.
Eliane Silva Santos, também acadêmica do IFS, destacou que foi um momento de muito aprendizado. “Essa visita técnica à Emgetis proporcionou um conhecimento excepcional. Fiquei impressionada com o que aprendi hoje nesta instituição. Espero, no futuro, tornar-me uma profissional ética nessa importante área de TI. O que mais me chamou a atenção foi a estrutura da empresa e como ela é organizada”, explicou Eliane.

Durante a visita, o presidente João Pereira, expressou satisfação, enfatizando que o momento vai além da discussão de computadores, abrangendo a tecnologia de maneira ampla. Ele destacou seu entusiasmo pelas oportunidades decorrentes da visita e ressaltou a importância de compreender as diversas facetas da tecnologia para o desenvolvimento conjunto. João compartilhou sua trajetória, destacando sua formação em TI e Direito, além de sua experiência como professor na Faculdade Pio X.

“Participei do primeiro MBA em Direito Eletrônico no Brasil em 2011, em São Paulo. Sou oriundo da Escola Técnica. Recentemente aceitei o desafio de liderar a Emgetis, marcando minha segunda passagem pela notável empresa”, frisou.

Última atualização: 7 de dezembro de 2023 08:55.

Pular para o conteúdo