Publicado: 5 de maio de 2017, 10:29

Aberto o processo de seleção para o Minha Cidade Inteligente

O Ministério das Comunicações publicou, no último dia 12, a portaria que abre o processo de seleção dos municípios para o Minha Cidade Inteligente, uma evolução do programa Cidades Digitais. As prefeituras interessadas poderão concorrer em três grupos, de acordo com o tamanho de sua população.

O Minha Cidade Inteligente tem como objetivo modernizar a gestão das prefeituras contempladas. Para isso, levará aos municípios uma infraestrutura de rede de fibra óptica de alta capacidade conectando os órgãos públicos locais, além de pontos públicos de acesso gratuito à internet pela população e capacitação aos servidores.

O programa também prevê ações na área de internet das coisas. Para isso, haverá implantação de infraestrutura e utilização de tecnologia para monitorar serviços como iluminação, trânsito e segurança. O objetivo é obter dados que permitam uma gestão mais eficiente desses setores por parte das prefeituras.

A seleção dos municípios será feita em três diferentes categorias: pequeno (menos de 100 mil habitantes); médio (entre 100 mil e 1 milhão de habitantes) e grande (mais de 1 milhão de habitantes). Preferencialmente, 60% dos municípios selecionados em cada grupo deverão ser das regiões Norte e Nordeste.

Inscrição

As prefeituras já podem encaminhar ao Ministério das Comunicações a manifestação de interesse em participar da seleção, através do e-mail cidades.inteligentes@comunicacoes.gov.br. O prazo de inscrição das propostas terá início no dia 1º de junho e se estenderá até o dia 30 de junho. Em seguida, haverá a análise e seleção dos municípios. A previsão é de que a divulgação dos municípios selecionados ocorra em agosto.

De acordo com a portaria, o Minha Cidade Inteligente será implementado com recursos do Orçamento Geral da União para o exercício de 2016.

Fonte: Ministério das Comunicações
Imagem ilustrativa internet

Skip to content