Publicado: 14 de outubro de 2011

99º Fórum de Diretores Técnicos da ABEP – Diferenças Regionais marcam o grupo de trabalho liderado pela Emgetis

No início desta semana, a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) participou da 99ª Fórum de Diretores Técnicos promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – Abep. No encontro, que foi realizado em Natal, a empresa liderou o grupo de trabalho (GT) 4, com o tema “Situação atual em governo eletrônico nos diversos serviços dos Governos Estaduais de TIC”.

Segundo Sueli Bacelar, gerente de Governança e Inovação que representou a empresa, o grupo produziu um projeto que tem como objetivo avaliar o nível de serviços de governo eletrônico que cada estado oferece. “Elaboramos todo o escopo do projeto, o planejamento e apresentamos aos diversos diretores das afiliadas. O GT4 contou com participantes da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) de Pernambuco e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb)”, informou.

Os projetos de Governo Eletrônico são práticas de diversos estados, em que os serviços prestados contam com o uso de ferramentas de TIC. “Queremos mensurar estes serviços, saber se eles envolvem a parte presencial, se necessitam de pagamento de taxas e mais detalhes”, explicou Sueli Bacelar ao tratar do foco do trabalho.

Experiência

O evento da Abep contou com mais 13 grupos de trabalhos que discutiram temas como Virtualização de Desktops, Engenharia de Softwares, Softwares Livres, Governança de TIC.

“A oportunidade foi muito boa, pois permitiu o conhecimento das experiências dos outros estados na área e a avaliação de como os nossos projetos se destacam no país. Foi possível observar as diferenças regionais, com produtos mais adequados a cada realidade, como exemplos: o e-Doc Sergipe, que é uma solução única voltada para gestão eletrônica, e o NavegaPará, que é destaque no âmbito dos projetos de cidades digitais,”, revelou Sueli.

Confira apresentação do GT-4:

1ª reunião de gerentes técnicos

Última atualização: 20 de junho de 2017